Visitando Roma
É maravilhoso conhecer uma cidade tão antiga como Roma. Há muita história em cada monumento, em cada construção que você vê.
Nossa visita começou pelo Coliseu.
Havia enormes filas, não só para quem queria comprar ingressos, mas também para quem já tinha ingressos.
Afinal, todos precisam passar pela segurança.
O Coliseu é impressionante!!
Tem 48 metros de altura, cerca de 190 metros de comprimento e 155 metros de largura. Com 80 entradas, tinha espaço para 55.000 espectadores. O Imperador Vespasiano ordenou o início de sua construção em 72 EC. Se essas paredes falassem . . .
Foi emocionante subir as escadas para iniciar a vista. Ao passo que você o percorre, vai entendendo como ele era na época em que estava em seu apogeu.
Foi construído um modelo do tablado onde ocorriam as lutas.
Pode ver na foto a cima o modelo de um alçapão por onde entravam os animais.
Este desenho retrata bem o que acontecia dentro do coliseu
É claro que é muito triste lembrar-se do tipo de diversão fornecida dentro do coliseu para o povo da época. E naturalmente não é isso que desejo destacar ao mostrar essas fotos. Mas faz parte da história.
Sem dúvida nenhuma, a arquitetura e a estrutura são incríveis!
O ingresso que compramos dava direito para visitar também o Palatino e o Fórum Romano. Aliás, quero enfatizar aqui que esta deve ser a sequência das visitas: Coliseu, Palatino e Fórum Romano.
O Palatino
A Wikipédia diz: O Monte Palatino é uma das 7 colinas de Roma e tem 70 metros de altura. Nesta colina se encontrava, agora em ruínas, os palácios de Augusto, Tibério e Domiciano.
Do Palatino, temos uma vista maravilhosa de todo Fórum Romano.
Se você for no Circo Máximo, verá uma fachada incrível das ruínas.
Fórum Romano
O Fórum Romano era o centro da vida política, comercial e jurídica da Roma antiga. Em todas as minhas viagens eu preparo um caderno com informações sobre os pontos turísticos que desejo visitar. Não foi diferente com o Fórum Romano. Afinal há muitos “elementos” dentro do Fórum Romano. Visto que eu sabia que não usaríamos um guia turístico, separei informações sobre cada ruína que encontraríamos. Foi um colírio para meus olhos! Mas eu gostaria de destacar um "elemento", o Arco de Tito.
O Arco de Tito, foi erguido em comemoração a conquista de Jerusalém em 70 EC.
No pilar do arco pode-se ver entalhados os utensílios sagrados do templo sendo transportados de Jerusalém para Roma. Entre eles o candelabro de sete bocas, a mesa dos pães da proposição e as trombetas.
Levamos cerca de 6 horas visitando o Coliseu, Forum Romano e Palatino. Já era noite, tínhamos caminhado muito durante o dia, mas ainda sobrava folego para conhecer mais alguma coisa. Resolvemos ir até a Fontana di Trevi.
Ela é tão linda!!!
Perto da Fontana di Trevi tem ruas estreitas com muitos restaurantes e lojinhas. É gostoso passear por estas ruas. Foi nesta ocasião que tomamos um delicioso gelato.
Mas prepare-se... dia ou noite, o local está sempre lotado de gente.
Mas prepare-se... dia ou noite, o local está sempre lotado de gente.
No dia seguinte nossa primeira parada foi a Piazza del Popolo.
Em seguida fomos até a área onde se localiza o Vaticano. Naquele dia havia um evento chamado jubileu dos adolescentes e a entrada estava restrita.
Você sabia que na Basílica de São Pedro tem um quadro do sumo sacerdote de Israel e na cobertura da cabeça aparece o tetragrama do nome de Deus Jeová?
Caminhando em direção ao rio Tibre, passamos pelo castelo de Santo Ângelo.
Caminhamos mais um pouco e chegamos na Piazza Novana
Logo em seguida encontramos o Pantheon. E como em todos os lugares em que estivemos...encontramos uma multidão!
Passamos novamente em frente a Fontana di Trevi. Ela é linda de dia, mas a noite é muito mais!
No fim do dia ainda tiramos uma foto de longe do Monumento a Vitor Emanuel II.
Pode ver pela foto que ainda tem claridade. Nesta época do ano, em abril, escurece bem tarde.
E assim terminamos nossa visita de dois dias em Roma.
Inesquecível!
Nenhum comentário:
Postar um comentário